Gibis, tokusatsus, cinema e cultura pop em geral
 
InícioInício  Blog  CalendárioCalendário  FAQFAQ  BuscarBuscar  MembrosMembros  GruposGrupos  Registrar-seRegistrar-se  Conectar-se  

Compartilhe | 
 

 Monteiro Lobato - CENSURADO!

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
Svarog
Imperador Sécular Gorgom
avatar

Mensagens : 861
Data de inscrição : 12/10/2010

MensagemAssunto: Monteiro Lobato - CENSURADO!   Sab 30 Out - 19:13

Livro de Lobato pode ser banido por racismo
Conselho de (des)Educação quer proibir obra da turma do Sítio do Picapau Amarelo nas escolas devido a referências a Tia Nastácia e sua cor em comparação com animais.

Rio - As aventuras da turma do Sítio do Picapau Amarelo poderão ser banidas das salas de aula. O Conselho Nacional de Educação (CNE) quer proibir nas escolas públicas do País o livro ‘Caçadas de Pedrinho’, um clássico da literatura infantil escrito por Monteiro Lobato. Os 12 conselheiros do órgão acataram por unanimidade denúncia da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial, que considerou a obra racista. Conforme parecer do Conselho, o racismo estaria na abordagem da personagem Tia Nastácia e referências a animais, como urubu e macaco.
Publicado em 1933, o livro narra as peripécias de Pedrinho à procura de uma onça pintada. Em um dos trechos da obra que motivou a denúncia o escritor diz: “Tia Nastácia, esquecida dos seus numerosos reumatismos, trepou, que nem uma macaca de carvão”. De acordo com a autora do parecer, Nilma Lino Gomes, professora da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), os exemplares devem ser retirados das escolas ou adotados desde que a obra traga nota sobre os “estudos atuais e críticos que discutam a presença de estereótipos raciais na literatura”.
Para entrar em vigor, o parecer precisa ser homologado pelo ministro da Educação, Fernando Haddad. Em nota, o Ministério da Educação (MEC) informou que o ministro vai consultar a Secretaria de Educação Básica, responsável pela seleção dos livros do Programa Nacional do Livro Didático. A obra foi distribuída pelo próprio MEC a colégios de Ensino Fundamental pelo Programa Nacional de Biblioteca na Escola. O ministério não disse quantos livros foram entregues.
Para a educadora Sônia Travassos, especialista em Literatura Infanto-juvenil pela UFRJ, a proibição é absurda. “Achava que já tivéssemos superado a censura com o fim da ditadura. Não é possível que alguém pense em impedir a circulação dos livros do maior escritor de literatura infantil que o Brasil já teve”, criticou. Estudiosa da obra de Monteiro Lobato, a professora defende a discussão da obra em sala de aula. “Se o livro está na escola, cabe ao professor, mediador da leitura, oferecer elementos, informações, sobre o contexto em que ele foi escrito”, disse. Sônia Travassos lembra que a Tia Nastácia é querida por todos do Sítio, participa da vida social da família e tem espaço para expressar sua cultura.
“Os alunos têm o direito de ler os livros de Lobato: livros que abrem as portas do imaginário, apontam críticas sociais e só têm a acrescentar na formação leitora das crianças”, defende a educadora.

Município vai manter a obra

Enquanto o MEC avalia a recomendação do CNE, a Secretaria Municipal de Educação do Rio informou que continuará adotando as obras de Monteiro Lobato. Segundo a secretaria, o uso da obra, “é sempre uma oportunidade para que o tema do preconceito seja trabalhado”.
O presidente do Sindicato dos Estabelecimentos de Educação Básica do Rio, Victor Notrica, reprova o veto à obra de Lobato: “O Sinepe-Rio é contra qualquer cerceamento de leitura de autores consagrados. Vetar a obra de Monteiro Lobato é uma violência. A criança aprende muito lendo Lobato. Defendemos a liberdade de leitura, com orientação”.

Frases

“Não vai escapar ninguém — nem Tia Nastácia, que tem carne preta. As onças estão preparando as goelas para devorar todos..”
Fala da personagem Emília num trecho do livro

“Tia Nastácia (...) trepou, que nem uma macaca de carvão, pelo mastro de São Pedro acima (...) parecia nunca ter feito outra coisa na vida”
Trecho do capítulo ‘O assalto das onças’

“A boneca fez um muxoxo de pouco-caso. Depois, voltando-se para Tia Nastácia: — E você, pretura?”
Trecho do mesmo capítulo

“Tenha paciência — dizia a boa criatura. —Agora chegou a minha vez. Negro também é gente, Sinhá...”
Tia Nastácia no último capítulo do livro

Especialista na obra do autor condena censura

Especialista na obra de Lobato a escritora Márcia Camargos saiu em defesa do autor. Ela lembra que a obra foi escrita décadas antes da adoção de normas de políticas públicas de relações étnico-raciais. “Os professores não são incapazes nem despreparados para lidar com situações deste tipo. Eles têm bom senso e critérios de julgamento para elaborar as informações”, afirma.
Mônica ressalta que a obra é pioneira por trazer Tia Nastácia como uma das protagonistas. “Censurar um clássico deste quilate significa abrir um perigoso precedente, retroceder aos tempos obscurantistas da censura”, diz.

Fonte: http://odia.terra.com.br/portal/rio/html/2010/10/livro_de_lobato_pode_ser_banido_por_racismo_120823.html

Sem comentarios ...
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Kamen Rider
Imperador Sécular Gorgom
avatar

Mensagens : 1528
Data de inscrição : 19/09/2010

MensagemAssunto: Re: Monteiro Lobato - CENSURADO!   Sab 30 Out - 19:24

Sono pro CNE

_________________
"Quando ouço falar da cultura brasileira, já saco meu rolo de papel higiênico"

Olavo de Carvalho.


Compre aqui sua camiseta de tokusatsu

http://www.vitrinepix.com.br/clockup
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário http://clock-up.forum-livre.com
BarryAllen
Guardião do Infinito
avatar

Mensagens : 316
Data de inscrição : 26/09/2010
Localização : house of Kralho.

MensagemAssunto: Re: Monteiro Lobato - CENSURADO!   Sab 30 Out - 19:26

Citação :
trepou, que nem uma macaca de carvão, pelo mastro....

hhahahhaha, que pornográfico!
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário http://complexowill.blogspot.com
Dr-Peste
Fazendeiro da Semana
avatar

Mensagens : 137
Data de inscrição : 17/10/2010
Localização : Sampa-Peste

MensagemAssunto: Re: Monteiro Lobato - CENSURADO!   Sab 30 Out - 21:58

O Brasil não está sozinho nesta síndrome de “1984” ou “Fahrenheit 451” do politicamente correto.
“As Aventuras de Huckleberry Finn” de Mark Twain ,o supra clássico da literatura americana, foi banido das escolas secundárias dos “Istêitís” por motivo semelhante, talvez até mais besta.

Por conter inúmeras vezes a palavra “nigger” para se referir aos afro-americanos, sendo que o termo era comum na época de Twain, mas hoje é considerado extremamente ofensivo.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário http://docpeste.wordpress.com/
Svarog
Imperador Sécular Gorgom
avatar

Mensagens : 861
Data de inscrição : 12/10/2010

MensagemAssunto: Re: Monteiro Lobato - CENSURADO!   Sab 30 Out - 22:14

Pois é uso da expressão «nigger» é ilegal nos EUA. Realmeante é porémmmmmm a grande maioria dos negros tratam-se assim entre eles, sobretudo nos meios «rap».

Foto retirada de uma premiacao qualquer do Grammy.

Apesar de toda a pressao da sociedade americana a palavra "nigger/nigga" ainda é muito usada, nao pelos brancos mas pela grande maioria dos afro-descendentes.
Recentemente no brasil quiseram criar uma cartilha de quais palavras poderiam ser usadas adequadamente pasmen, em uma das indicacoes pediam a exclusao total da palavra "judiar" pois remetia a judeu e de forma pejorativa que lembrasse os terriveis anos da 2º Guerra Mundial.
No mundo das hqs a coisa tb esta feia, até hoje rola um processo contra o Tintin devido a uma estorinha que se passa no Congo.
Recentemente a propria Ministra da Cultura e das Artes do Congo, Jeannette Kavira Mapeera, falou à RFI (Radio France International), sobre a polêmica obra de Hergé que faz referência ao seu país. Durante a inauguração do festival de quadrinhos realizado pela primeira vez em Kinshasa, a ministra surpreendeu a muitos ao defender "Tintim no Congo", que ela descreve como uma obra-prima.
Acabando assim, por hora, toda uma polemica arrastando por anos e anos.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Svarog
Imperador Sécular Gorgom
avatar

Mensagens : 861
Data de inscrição : 12/10/2010

MensagemAssunto: Re: Monteiro Lobato - CENSURADO!   Dom 31 Out - 23:16

Realmente a coisa ficou difiicl agora. Pra apimentar mais a discussão vim deixar estes detalhes sobre a biografia de Monteiro Lobato. E até que ponto tais envolvimentos poderiam comprometer toda a obra desse grande escritor. Opinem ai.

Eugenia é um termo cunhado em 1883 por Francis Galton (1822-1911), significando "bem nascido". Galton definiu eugenia como o estudo dos agentes sob o controle social que podem melhorar ou empobrecer as qualidades raciais das futuras gerações seja física ou mentalmente. Em outras palavras, melhoramento genético.
Galton publicou, em 1865, um livro "Hereditary Talent and Genius" onde defende a idéia de que a inteligência é predominantemente herdada e não fruto da ação ambiental. Parte destas conclusões ele obteve estudando 177 biografias, muitas de sua própria família.
Em 1908, foi fundada a "Eugenics Society" em Londres, primeira organização a defender estas idéias de forma organizada e ostensiva. Um de seus líderes era Leonard Darwin (1850-1943), oitavo dos dez filhos de Charles Darwin (porra ele metia hein kkkk). Ele era militar e engenheiro. Em vários países europeus (Alemanha, França, Dinamarca, Tchecoslováquia, Hungria, Áustria, Bélgica, Suiça e União Soviética, dentre outros) e americanos (Estados Unidos, Brasil, Argentina, Perú) proliferaram sociedades semelhantes.
Essa teoria veio muito, mas muito antes do nazismo. Isso para quem fica demonizando o nazismo e vendo muitos filmes de Hollywood, nao, nao estou a defender nada.
A eugenia fez muito sucesso na Europa, inclusive na Suiça, Suecia existia um movimento eugenista foda e ai, advinhem uma rapaziada resolveu importar a parada hehee. Foram nossos amigos yankees. Sim nos Eua a Eugenia era extremamente forte até a decada de 30, 40 por ai.
E nao diferente isso acabou se espalhando pela America do Sul tb e no brasil teve um grande movimento, talvez o maior da America do Sul.
Pasmem agora, a Sociedade Paulista de Eugenia, foi a primeira do Brasil, tendo sido fundada em 1918.
O 1o. Congresso Brasileiro de Eugenismo foi realizado no Rio de Janeiro, em 1929. Um dos temas abordado era "O Problema Eugênico da Migração". O Boletim de Eugenismo propunha a exclusão de todas as imigrações não-brancas. Em março de 1931 foi criada a Comissão Central de Eugenismo, sendo o seu presidente Renato Kehl e o Prof. Belisário Pena um dos membros da diretoria. Os objetivos desta Comissão eram os seguintes:

1. manter o interesse do estudo de questões eugenistas no país;
2. difundir o ideal de regeneração física, psíquica e moral do homem;
3. prestigiar e auxiliar as iniciativas científicas ou humanitárias de caráter eugenista que sejam dignas de consideração.
Agora vem a grande paulada o Monteirão tava envolvido com toda essa rapaziada eugenista inclusive com seu grande amigo e idealizador da sociedade paulista eugenista Renato Kehl.
Inclusive no livro Bio-perspectivas: dicionario filosófico publicado por Renato Kehl o prefácio do mesmo foi escrito pelo Monteiro Lobato.
Ao criar o Jeca tatu, um provável modelo do homem do campo, Lobato estava, ao menos, de acordo com o pensamento social dominante na passagem do século XIX para o século XX. Este pensamento adotava as teorias científicas surgidas na Europa para pensar a identidade cultural brasileira. Para tais idéias cientificistas, o clima, a localização geográfica e a raça determinavam a evolução e a hierarquia das sociedades humanas.
Neste momento, Lobato denunciava uma determinada corrente de interpretação dos elementos nacionais, denominada por ele de “caboclismo”, e atribuía ao Jeca, espécie degenerada em sua origem mestiça e adaptada ao ambiente natural, a responsabilidade por todos os problemas do universo rural. O Jeca era indolente, incapaz de participação na política e na produção do trabalho no mundo moderno. Não possuía qualquer noção de pátria ou de nação. Era, portanto, incapaz de evolução e progresso.
A primeira publicacao do Jeca foi em 1914 em um artigo enviado ao jornal folha de Estado de São Paulo intitulado de "A Velha Praga". Apos isto ele tomara contato com os médicos Arthur Neiva, Belisário Penna, Renato Kehl e outros participantes do movimento sanitarista. Assim, surgia um novo Jeca: O Jeca dos artigos de “O Problema Vital” (por decisão da Sociedade de Eugenia de S. Paulo e da Liga Pró-Saneamento do Brasil foi publicado no volume Problema Vital).
Lobato, criador do Jeca, mostrava-se um entusiasta do discurso científico de sua época, especialmente no campo da microbiologia e da parasitologia.
No Brasil, nas décadas iniciais do século passado, a eugenia possuía uma concepção bastante abrangente. Uma definição corrente seria o de um aperfeiçoamento genético para a eliminação de traços defeituosos físicos e morais. No entanto, Belisário Penna, Renato Kehl, Monteiro Lobato e outros atribuíam uma linha bastante flexível entre higiene, eugenia e educação. Em artigo publicado na Revista do Brasil, Renato Kehl declararia: “instruir é eugenizar, sanear é eugenizar”; e ainda nas páginas dessa revista podemos acompanhar a lógica do “racismo à brasileira” ou como as idéias eugênicas no Brasil assumiam a hierarquia social. Personagem central deste processo de disciplinamento social, o médico Renato Ferraz Kehl expôs em determinado momento seu conceito de eugenia, como sendo:

“... a ciência da boa geração. Ela não visa, como parecerá a muitos, unicamente proteger a humanidade do cogumelar de gentes feias. Seus objetivos não se restringem à calipedia, isto é ter filhos bonitos. A beleza é um ideal eugênico. Mas a ciência de Galton não tem horizontes limitados; ao contrário, seus intuitos além de complexos são de uma maior elevação...”. (Kehl apud LUCA, 1999:224).

Em vários livros, correspondências e manuscritos de Belisário Penna, Renato Kehl e Monteiro Lobato, podem ser encontradas passagens de variados tons da teoria eugênica. Os novos conhecimentos higiênicos e eugênicos ofereciam uma saída para o dilema nacional.
O movimento político pelo saneamento das áreas rurais concentrava suas atenções na rejeição do determinismo biológico e climático (influência negativa de clima, raça e geografia) e na melhoria das condições de vida e, no caso, voltando-se para a erradicação das graves endemias que assolavam os “sertões”.[13] No relatório da expedição Penna-Neiva, as deficiências do homem do campo foram atribuídas à ausência de saneamento que o protegesse das doenças tropicais. O pensamento social brasileiro ainda sofria forte influencia das teses raciais e climáticas. Até o próprio Monteiro Lobato escreveu:

Porque a verdade nua manda dizer que entre as raças de variado matiz, formadoras da nacionalidade e metidas entre o estrangeiro recente e o aborígene de tabuinha no beiço, uma existe a vegetar de cócoras, incapaz de evolução, impenetrável ao progresso. Feia e sorna, nada a põe de pé.” (Lobato, 1957:279).

Para maiores detalhes, informacoes acessem:
http://www.achegas.net/numero/sete/ricardo_santos.htm
Foi dai que tirei boa parte do texto aqui postado.
E tambem do site wikipedia no que tange os conceitos do que é Eugenia e de quem foi seu principal propagador.
http://bases.bireme.br/cgi-bin/wxislind.exe/iah/online/?IsisScript=iah/iah.xis&src=google&base=LILACS&lang=p&nextAction=lnk&exprSearch=492996&indexSearch=ID


KEHL, Renato. Bio-perspectivas: dicionario filosófico. Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte: Livraria Francisco Alves, 1938. 183p. Prefacio de Monteiro Lobato. [i]
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
BarryAllen
Guardião do Infinito
avatar

Mensagens : 316
Data de inscrição : 26/09/2010
Localização : house of Kralho.

MensagemAssunto: Re: Monteiro Lobato - CENSURADO!   Dom 31 Out - 23:43

Eu tinha lido sobre a Eugenia, um dos grandes inspiradores para a teoria da raça pura que o bigode escrevia em Mein kampf.Esses conceitos não nascem de um dia para outro...demoram décadas até desaguar em maremoto.
Tem alguns filmes que tratam disso só que no foco imaginário futuro. Se não me engano tem um livro sobre isso, onde os cabras são designados genéticamente a determinada função. E o Filme "GATTACA" fala sobre um pouco disso.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário http://complexowill.blogspot.com
Mohamed
Imperador Sécular Gorgom
avatar

Mensagens : 1077
Data de inscrição : 19/09/2010
Idade : 42
Localização : Centro da Terra

MensagemAssunto: Re: Monteiro Lobato - CENSURADO!   Seg 1 Nov - 9:52

Dr-Peste escreveu:
“Fahrenheit 451”


Esse filme, e por extenção o livro, é o maior barato.
Escrito em 1953, o livro é visionário.
Mostra manipulação jornalística pelo estado, que chega até a modificar imagens em video pra enganar a população.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário http://www.formspring.me/Moh4med
BarryAllen
Guardião do Infinito
avatar

Mensagens : 316
Data de inscrição : 26/09/2010
Localização : house of Kralho.

MensagemAssunto: Re: Monteiro Lobato - CENSURADO!   Seg 1 Nov - 13:29

Mohamed escreveu:
Dr-Peste escreveu:
“Fahrenheit 451”


Esse filme, e por extenção o livro, é o maior barato.
Escrito em 1953, o livro é visionário.
Mostra manipulação jornalística pelo estado, que chega até a modificar imagens em video pra enganar a população.

Se não me engando a Globo fez isso algumas vezes, na década de 90. Foi o maior "barato".
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário http://complexowill.blogspot.com
Mohamed
Imperador Sécular Gorgom
avatar

Mensagens : 1077
Data de inscrição : 19/09/2010
Idade : 42
Localização : Centro da Terra

MensagemAssunto: Re: Monteiro Lobato - CENSURADO!   Seg 1 Nov - 13:36

No caso, um desses 'bombeiros', cuja real ocupação é queimar livros, se renega e passa a protegê-los.
Em dado momento do filme, o governo cansa de perseguir esse cara, então faz uma filmagem onde ele é encurralado e morto.
Mas é mentira.
Ele consegui fugir e acha outras pessoas que pensam como ele.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário http://www.formspring.me/Moh4med
Kamen Rider
Imperador Sécular Gorgom
avatar

Mensagens : 1528
Data de inscrição : 19/09/2010

MensagemAssunto: Re: Monteiro Lobato - CENSURADO!   Ter 2 Nov - 8:56

Rede Globo irá produzir série animada do Sítio do Picapau Amarelo

Segundo o jornal Estadão, de São Paulo, a Rede Globo firmou contrato com a produtora Mixer, a fim de adaptar uma série animada baseada nas histórias do Sítio do Picapau Amarelo, famosa obra de Monteiro Lobato. Contendo 26 episódios, a primeira temporada deve ficar pronta para ir ao ar já no próximo ano, e será marcada por algumas mudanças em relação a série original.

De acordo com Tiago Mello, diretor executivo da Mixer, a personagem Tia Anastácia fazia referência ao trabalho escravo, sendo assim, este núcleo da história será removido. Além disso, outra alusão presente na primeira versão do Sítio, é sobre o pó de pirlimpimpim, o qual era aspirado pelos personagens. Na adaptação dos anos 80, o pó era atirado ao vento. Já no desenho, ainda não se sabe como o transportador mágico será usado.

Não foi divulgado ainda onde ocorrerá a exibição da animação. Atualmente o canal educacional Futura transmite a série de 2002, mas se tratando de uma produção incomum, é bem provável que o novo desenho tenha um espaço na programação da Globo. Os episódios devem conter cerca de 11 minutos cada.

Fonte: ANMTV

_________________
"Quando ouço falar da cultura brasileira, já saco meu rolo de papel higiênico"

Olavo de Carvalho.


Compre aqui sua camiseta de tokusatsu

http://www.vitrinepix.com.br/clockup
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário http://clock-up.forum-livre.com
Mohamed
Imperador Sécular Gorgom
avatar

Mensagens : 1077
Data de inscrição : 19/09/2010
Idade : 42
Localização : Centro da Terra

MensagemAssunto: Re: Monteiro Lobato - CENSURADO!   Ter 2 Nov - 11:14

Se o Visconde for maior que uma espiga de milho de verdade, vai ser uma merda.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário http://www.formspring.me/Moh4med
Dr-Peste
Fazendeiro da Semana
avatar

Mensagens : 137
Data de inscrição : 17/10/2010
Localização : Sampa-Peste

MensagemAssunto: Re: Monteiro Lobato - CENSURADO!   Ter 2 Nov - 12:27

Kamen Rider escreveu:

De acordo com Tiago Mello, diretor executivo da Mixer, a personagem Tia Anastácia fazia referência ao trabalho escravo, sendo assim, este núcleo da história será removido.
Estranho isto . E o trecho fala em núcleo. Será que o tio Barnabé está incluso no pacote ?
Uma coisa é remodelar , outra é excluir.
A exclusão não seria tão ruim quanto aquele lance que rolou no Tintin ?:



De repente trocam Anastácia por Tia Helga, imigrante do leste europeu.
Já da pra imaginar a criançada babando pra provar os deliciosos strudels da Tia Helga.


Tia Anastácia é uma personagem com um puta potencial carismático, as vezes passando a perna na própria Dona Benta.
Basta ver quando uma atriz coloca no papel aquele misto de ingenuidade e bom coração que fazem dela uma mãezona.
E era através dela que Lobato colocava a estupefação da gente simples ,frente ao choque entre um Brasil ainda fincado nas suas raízes coloniais e um Brasil que abria as portas pra modernidade .

Mas pelo jeito que a coisa caminha , não haverá em breve muita diferença pra Turma do sítio e a Turma da Mônica, já que padronizar,pasteurizar, e embalar tudo a vácuo é a tendencia da globalização cultural.

Quanto ao livro “Fahrenheit 451” , creio que alguma editora deveria vender um pack, contendo ele e "1984", do Orwell,junto do "Admirável mundo novo" do Aldous Huxley.
Os três , apesar de estilos e autores diferentes, bebem de um mesmo espírito e de alguma forma se completam .

E na linha escritores clássicos e top da lista da Fuvest, mas que deixaram textos polêmicos , pode-se incluir o festejado José de Alencar e seu:
"Cartas a favor da escravidão."
http://www1.folha.uol.com.br/folha/ilustrada/ult90u453725.shtml
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário http://docpeste.wordpress.com/
BarryAllen
Guardião do Infinito
avatar

Mensagens : 316
Data de inscrição : 26/09/2010
Localização : house of Kralho.

MensagemAssunto: Re: Monteiro Lobato - CENSURADO!   Ter 2 Nov - 13:48

Porra...só sei que no Desenho, a negada era zuada, hein? Eu tenho beição, mas desse tamanho ai é osso, vão tomar na bunda!
Eu lembro duma preta que tinha no Tom & Jerry , uma vez ela saiu e deixou o Jerry , e foi jogar poquer ouvindo JAZZ...caraio, pra época deve ter sido "revolucionário"...desenho onde preto se diverte e talz. (parecido com gente!)
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário http://complexowill.blogspot.com
Dr-Peste
Fazendeiro da Semana
avatar

Mensagens : 137
Data de inscrição : 17/10/2010
Localização : Sampa-Peste

MensagemAssunto: Re: Monteiro Lobato - CENSURADO!   Ter 2 Nov - 19:27

BarryAllen escreveu:
Porra...só sei que no Desenho, a negada era zuada, hein? Eu tenho beição, mas desse tamanho ai é osso, vão tomar na bunda!
Realmente , enquanto os brancos eram caricaturizados, mas mantinham aspectos pessoais,parece que havia quase um carimbo quando se tratava de retratar algumas etnias, principalmente quando há tensão no ar, seja social ou histórica,como os japoneses nos desenhos americanos durante a 2ª guerra.

Os negros nos antigos cartuns americanos têm aquele estigma de serem quase sempre desenhados no estilo dos comediantes black face(lembro que se falou sobre eles no Papo reto)

Pernalonga , Tom e Jerry e outros desenhos parecem ter sumido da programação , ou da edição de alguns dvds por isso. Até aquela piadinha clichê de quando uma bomba explode nas fuças do personagem e ele fica com a aparência “black face” estilizado, tem rendido umas tesouradas nos desenhos lá do EUA.

Aliás, a retocagem no Tintin aí pra cima foi feita na terra do Tio sam. Mas o que achei curioso não foi a retocagem em si, com toda a discussão sobre adulteração do original e tals. Mas a escolha do caminho mais fácil.

Pois os personagens não foram apenas retocados para ganhar traços menos caricatos e ofensivos, mas sim (com o perdão do neologismo esdrúxulo) foram “desnegratizados” . O que acaba sendo uma “faca de dois gumes” , pois é obvio que não elimina apenas um motivo de ofensa para uma etnia,mas elimina a própria etnia da obra.

Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário http://docpeste.wordpress.com/
Mohamed
Imperador Sécular Gorgom
avatar

Mensagens : 1077
Data de inscrição : 19/09/2010
Idade : 42
Localização : Centro da Terra

MensagemAssunto: Re: Monteiro Lobato - CENSURADO!   Ter 2 Nov - 19:51

Dr-Peste escreveu:
BarryAllen escreveu:
Porra...só sei que no Desenho, a negada era zuada, hein? Eu tenho beição, mas desse tamanho ai é osso, vão tomar na bunda!
Realmente ... principalmente quando há tensão no ar, seja social ou histórica,como os japoneses nos desenhos americanos durante a 2ª guerra.

Eu ia fazer um comentário semelhante, mas depois do post do Dr Peste, seria redundante.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário http://www.formspring.me/Moh4med
Milagros
Aluno do P.S. 118
avatar

Mensagens : 209
Data de inscrição : 19/09/2010
Localização : Não interessa

MensagemAssunto: Re: Monteiro Lobato - CENSURADO!   Qua 3 Nov - 3:07

a moda agora é não xingar o cara de preto, negrão, e qualquer coisa relacionada a cor do camarada.

Preta Veia só o BK pode falar xD
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
The Fool
Membro do Esquadrão Relampago
avatar

Mensagens : 792
Data de inscrição : 21/09/2010
Idade : 41
Localização : Carapicuiba - SP

MensagemAssunto: Re: Monteiro Lobato - CENSURADO!   Sab 6 Nov - 16:28


A Academia Brasileira de Letras (ABL) se posicionou contra o parecer emitido pelo Conselho Nacional de Educação (CNE), que classificou como ‘racista’ a obra Caçadas de Pedrinho, de Monteiro Lobato. O acadêmicos, em plenária realizada na quinta-feira, repudiaram a decisão e disseram que apelarão ao ministro da educação, Fernando Haddad, para que a proibição da obra não entre em vigor.

O parecer foi aprovado por unanimidade pela Câmara de Educação Básica do CNE a partir de denúncia da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial. Publicado em 1933, o livro de Monteiro Lobato, um dos maiores nomes da literatura infantil brasileira, narra as aventuras da turma do Sítio do Pica-Pau Amarelo em busca de uma onça-pintada. Segundo o CNE, os traços racistas da obra estariam na forma como o autor se refere à personagem Tia Anastácia, que é negra, e a alguns animais, como o urubu e macaco.

Segundo a nota emitida pela ABL, “cabe aos professores orientar os alunos no desenvolvimento de uma leitura crítica. Um bom leitor sabe que tia Anastácia encarna a divindade criadora dentro do Sítio do Picapau Amarelo. Se há quem se refira a ela como ex-escrava e negra, é porque essa era a cor dela e essa era a realidade dos afro-descendentes no Brasil dessa época. Não é um insulto, é a triste constatação de uma vergonhosa realidade histórica”.

A ABL sugeriu ainda que, ao invés de proibir as crianças de saber disso, “seria muito melhor que os responsáveis pela educação estimulassem uma leitura crítica por parte dos alunos”. De acordo com os acadêmicos, falta conhecimento da obra por parte dos "professores e formuladores de políticas educacionais". “Então saberiam que esses livros são motivo de orgulho para uma cultura. E que muito poucos personagens de livros infantis pelo mundo afora são dotados da irreverência de Emília ou de sua independência de pensamento. Raros autores estimulam tanto os leitores a pensar por conta própria quanto Lobato, inclusive para discordar dele. Dispensá-lo sumariamente é um desperdício".


Fonte: http://veja.abril.com.br/noticia/educacao/abl-pede-que-obra-de-lobato-nao-seja-censurada

Confesso que eu nunca botei fé na ABL, mas pelo menos agora os velhotes mandaram o recado!

cheers
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário http://www.otolofala.blogspot.com
Svarog
Imperador Sécular Gorgom
avatar

Mensagens : 861
Data de inscrição : 12/10/2010

MensagemAssunto: Re: Monteiro Lobato - CENSURADO!   Qua 15 Dez - 21:26

PIRANHA NEWS:



Baseado nas recordações de Hugo, um senhor de meia-idade, que relembra a época em que morou no bordel de sua mãe Anna, prostituta e amante do governador de São Paulo. As visões do passado, além de lembranças, podem também incluir sonhos e desejos irrealizados, o que explicaria a cena de sexo do garoto com sua mãe.
No bordel em que sua mãe se esforça para se manter em alta, trabalha uma ninfeta atrevida, Tamara. Depois de ter leiloada a sua virgindade entre os frequentadores mais ricos, ela seduz Hugo, garoto de doze anos e o filho de Anna.

O pequeno Hugo parece um filhote de bicho indefeso sendo atraído para o fundo da caverna das lobas.
E existe o chefão da alcatéia, um lobão muito perspicaz, um político (Tarcisio Meira), que usa o puteiro para articular novas alianças com o poder.
Aliás, esse é um tema recorrente nos filmes de Khouri: os prazeres são calculados para parecerem acidentais, mas raramente vingam desta forma. E o garoto do filme resiste a esse destino.
Só que as cores do universo se embaralham depois que ele vê Tarcísio Meira literalmente devorando sua mãe. A imagem consome a criança e a confusão aumenta quando ele percebe que a mãe está adorando aquilo. Assim Hugo passa a desenvolver uma relação de amor perverso com as mulheres da casa.

Enfim, participa do jogo dos adultos.
Vera Fischer está fabulosa no filme. Altiva, misteriosa, com um sorriso diabólico que parece convidar o espectador para a cama.
Khouri projetou o filme para ter Xuxa como a cerejinha do bolo. Sua personagem, a garota virginal, servida numa bandeja para fartar um político de oposição (Mauro Mendonça), tem uma sofisticação que ela nunca atingiu, ainda que ambicionasse, como Rainha dos Baixinhos.
Xuxa está linda, no auge da forma, e incorpora o papel de boneca de prazer sem tabus ou estigmas. É infantil e ao mesmo tempo safada. Articula quase todas as sua falas até o meio e preenche o resto com risadinhas ambíguas, que enlouquecem os marmanjos.

piranha dos baixinhos em seu melhor = )

Para Khouri, o sexo é instrumento de poder e ele engloba a síntese deste mundo no corpo e na alma da lourinha. Não foi isso que Xuxa enxergou quando reviu o filme. Em retrospecto, provavelmente deve ter se sentido uma tola fazendo strip-tease com uma fantasia de ursinha.
Xuxa realmente paga o maior mico em “Amor, Estranho Amor”?
Não. A natureza e a extensão do que ela faz é mais ampla. Deveria rever o filme com esses olhos, liberando do mercado negro um momento do cinema nacional, que tem muito de especial. Graças a ela, a Vera Fischer e Walter Hugo Khouri.
Hamilton Rosa Jr.

Curiosidades:

É por muitos considerado uma pornochanchada, mas o filme é mais precisamente definido como de gênero “erótico”, seguindo a linha adotada pelo diretor em toda a sua carreira.
O filme causou frisson à época, por exibir cenas eróticas protagonizadas por um menor de idade, o ator Marcelo Ribeiro, que possuía então apenas doze anos de idade.
Hoje, Marcelo cresceu e, seguindo a linha de todas as “celebridades” que estão no ocaso, fez um filme para as Brasileirinhas.
* Foi posteriormente embargado na justiça por uma de suas atrizes, Xuxa Meneghel, que fez o papel de uma prostituta, uma personagem muito parecido com a de Brooke Shields no filme Garota Bonita, de 1978, que também causou polêmica.
* Xuxa, na época das filmagens, era uma modelo iniciante, cuja fama provinha basicamente do fato de namorar Pelé e das diversas vezes em que posou nua.
Posteriormente a modelo tornou-se apresentadora de programas infantis de televisão e chegou a fazer espetáculos e programas na América Latina e nos Estados Unidos, mas o fato de aparecer nua no filme, seduzindo uma criança (um baixinho, no jargão do seu programa infantil), prejudicou sua carreira internacional.
* O filme foi relançado em DVD nos Estados Unidos em 2005 (já está fora de catálogo). Ele não pode ser relançado no Brasil porque Marlene Mattos, que foi empresária de Xuxa durante muitos anos, detém seus direitos e não tem interesse em liberá-lo.
* No entanto, com a era da internet, as cenas sensuais de Xuxa estão disponibilizadas de maneira clandestina em muitos sites eróticos.
É isso ai entao baixa o filme aqui nego:

http://oron.com/folder/g56fshvumk
Entra no link acima e tá dividido em 4 partes só baixar e descompactar depois.

FONTE do texto, imagens e links do filme ao melhor site de putaria da net , Sala Especial.
http://www.salaespecial.com/
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Conteúdo patrocinado




MensagemAssunto: Re: Monteiro Lobato - CENSURADO!   

Voltar ao Topo Ir em baixo
 

Monteiro Lobato - CENSURADO!

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Clock Up :: Extras :: Butequis-
Criar um fórum | © phpBB | Fórum grátis de ajuda | Fale conosco | Assinalar uma queixa | Criar um fórum