| | | A morte de J.R.Pereira (participe da nossa homenagem pg11) | |
| |
| Autor | Mensagem |
|---|
CpTrovao Convidado

| Assunto: Re: A morte de J.R.Pereira (participe da nossa homenagem pg11) Ter 21 Fev - 6:59 | |
| Muito obrigado pelas dicas, Saruman.
É interessante ver como essa gente (estou chamando-os de "gente" com muito boa vontade) dos quadinhos se queima sozinha, sem perceber. Ao publicar uma frase como "O dia hoje amanheceu estranho, mas com certeza muito menos escroto para quem faz quadrinhos no Brasil", seu autor e qualquer outro que a tenha endossado (como é o caso do Escarro) passam o seguinte atestado: "sou um fracassado com 30 anos ou mais que se dedica a uma atividade já naturalmente inglória para minha própria e pífia satisfação pessoal, sem querer ao menos lucrar com isso e, assim, garantir um futuro menos bisonho". Não são em nada diferentes do Binet, personagem do terrível romance de Flaubert "Madame Bovary": um medíocre escroto cuja única habilidade era tornear (grandes merdas!!) e se achava absurdamente superior aos outros por isso.
Tenho 37 anos. Tenhos alguns gibis ainda na casa de minha mãe e, quando vou pra lá, ainda dou umas lidas... acho fantástica a história do Homem Aranha e do Puma, unidos num embate contra o Beyonder, história densa, profunda, com ótimo texto e um fundo psicológico bem interessante. Quando resolvo baixar o nível e dar uma olhada nos canais de comunicação que essa galera de HQ brasuca usa pra se comunicar com o mundo, vejo que a preta véia tinha razão, MUITA razão em achar os roteiros nacionais dignos de pena e sinto uma vergonha alheia da parcela de minha geração que ao invés de ganhar a vida com "coisas de criança" (é muito válido isso!), as usa pra viver eternamente na adolescência.
Você disse uma coisa, Saruman, cuja essência achei ótima: o BK era um cara com excelentes idéias (bem acima da média do povo que trabalha com HQ neste país maldito), mas que as executou muito mal. Poderia ter ficado um pouco mais no canto dele produzindo, refinando, melhorando e viabilizando seus negócios em lugar de perder tempo com Catarro e companhia ilimitada que, como podemos ver, se perdem por conta própria num círculo vicioso que os levará fatalmente a uma terceira idade ridícula; imagine essa cambada beirando os 60 e falando em 2d20, bardos, elfos, cosplay e o cacete a quatro, devendo no banco, morando com os pais decrépitos e batendo punheta pra Saori Kido... |
|  | | Fábio Leite Guardião do Infinito

Mensagens: 343 Data de inscrição: 19/09/2010 Localização: Longe, Muito Longe
 | Assunto: Re: A morte de J.R.Pereira (participe da nossa homenagem pg11) Ter 21 Fev - 10:03 | |
| | CpTrovao escreveu: | | Ao publicar uma frase como "O dia hoje amanheceu estranho, mas com certeza muito menos escroto para quem faz quadrinhos no Brasil", seu autor e qualquer outro que a tenha endossado (como é o caso do Escarro) passam o seguinte atestado: "sou um fracassado com 30 anos ou mais que se dedica a uma atividade já naturalmente inglória para minha própria e pífia satisfação pessoal, sem querer ao menos lucrar com isso e, assim, garantir um futuro menos bisonho". |
Exato.
Ó, vai demorar umas 2 semanas pra eu escanear a porra toda que tenho, mas uma hora sai. Quem tiver mais, vai falando o que tem e linkando aqui, que esse tópico felizmente virou um agregador da VIDIA e ÓBRIA do Zé.
Dão um desconto que é carnaval e estou comendo umas pervas me divertindo um pouco. |
|  | | Svarog Pirata Vermelho

| Assunto: Re: A morte de J.R.Pereira (participe da nossa homenagem pg11) Ter 21 Fev - 21:12 | |
| A verdade é uma só: Bk fez o que podia e o que estava em seu alcance!!
Sendo autor independente, morando no Brasil, um pais sem cultura nenhuma e obviamente sem leitores. Ademais as ideias, algumas, do Bk estavão bem além do mercado restrito e retrogrado brasileiro. Ele fez certo em xingar, esbravejar, gritar, pular, sapatear, debochar enfim alguém tinha que começar a tentar limpar a casa, apontar os problemas, acabar com a velharia e iniciar algo novo. Acompanhei sempre os blogs e podcasts do Bk e era incrivel acontecia uma coisa bacana com o cara, dando a impressao que iria viabilizar alguns de seus projetos e de repente a casa caia. Tudo ia por agua abaixo, seja por inveja, intrigas ou total descaso mesmo. Sabemos como funciona o esquemao das editoras, editores e publicacoes no Brasil. Nao é facil!!! Muitos criticaram o Bk e seus livros, alguns ate desprezaram mesmo, mas fica a pergunta algum dos senhores publicou?? Caso sim, pagaram quanto para publicarem ou expor nas vitrines de livrarias famosas como Fnac, Saraiva, Cultura entre outras. O Bk nao era um cara de posses, nao era rico, nao era um Jo Soares que contrata toda uma equipe para pesquisarem, escreverem, revisarem e depois colocam somente seu nome na capa do livro. Nao é facil continuar caminhando sem recursos (dinheiro), sem Q.I (QUEM INDICA), troca de favores (velho clientelismo) enfim até que o Bk fez muito pra quem nao tinha nada. Nada que eu me refiro são às "amizades interesseiras". Acompanhei tantas e tantas frustracoes do Bk que era foda ler ou ouvir atraves de seus blogs e podcasts, me colocava em seu lugar e doia na pele saber que infelizmente em nosso pais alguns brilham e obtem sucesso sem o minimo de talento, inteligente e acima de tudo competencia. Nunca deram uma oportunidade pro cara, nunca. Queriam que ele fizesse o que? Ficasse quieto? Claro que nao, imaginem vocês o quanto isso nao deveria doer, arder no peito do Bk querendo viabilizar suas obras sabendo do potencial das mesmas. Já nos ultimos podcasts e textos do Bk percebia seu cansaço e total desapego mesmo de TUDO até mesmo de seus livros. Acredito eu, que o Bk já havia percebido lá no fundo que realmente as coisas nao iriam rolar. Nao nesse pais. Ele deveria ter tentado algo lá fora, no estrangeiro, nao sei. Com ctz se o Bk nascesse em outro pais teria muito mais oportunidades e valorizacao. De nada adiantara nossas condolencias, lembrancas e por parte de alguns o CINISMO. Nada irá mudar o passado. O importante é seguir adiante tentando arrumar a casa e recolher todo o lixo. Mas brasileiro é assim, falso duas caras mesmo e já ando cansado disso tb. Penso realmente em deixar esse pais em breve. |
|  | | Svarog Pirata Vermelho

| Assunto: Re: A morte de J.R.Pereira (participe da nossa homenagem pg11) Ter 21 Fev - 21:16 | |
| Perdao pelos zilhoes de erros de digitacao. Teclado desconfigurado e completamente zoado. |
|  | | Marcos Inoue Pescador Parrudo

| Assunto: Re: A morte de J.R.Pereira (participe da nossa homenagem pg11) Ter 21 Fev - 21:45 | |
| Acho bacana que a memória do Zé vai sendo reunida aqui no fórum. Pelo menos da parte dos projetos dele, sei que vão continuar. A esposa dele, a Márcia está organizando todo o material referente a podcasts, textos e livros pra lançar um site em breve, pelo menos no tempo em que ela conseguir compilar tudo e superar a barra do momento.
Eu trabalhei com o Zé no character design de personagens pra versão animada do Mil Nomes e estava fazendo concepts para as ilustrações da Morganna. O Zé me deixou uma pancada de referências sobre como ele queria os personagens, alguns equipamentos e cenários desse livro.
É tanto material que vai dar pra fazer um universo sensacional.
Uma coisa que disse ao Zé, bem nos primeiros trabalhos dele, os elementais. Trabalhado com carinho, esse universo tem tudo pra ser o equivalente ao que o Monteiro Lobato fez com a Emília e ter a mesma importância na literatura infanto-juvenil. Pois agora Monteiro Lobato é um clássico, mas ninguém se lembra como foi transgressor na época. Agora o universo do Zé será póstumo. Paciência, ele deixou as bases para que seu trabalho continuasse.
A própria Marcia trabalhou com vários designs que ele ficou de comentar e agora fico à disposição da Marcia pra me coordenar nesse trabalho, afinal foi pra ela que o Zé explicou tudo a respeito desse livro antes de falecer.
|
|  | | Crocodilo Sexto Power Ranger

| Assunto: Re: A morte de J.R.Pereira (participe da nossa homenagem pg11) Ter 21 Fev - 23:23 | |
| Caro Marcos Inoue. você que manja nos designs, não se esqueça de colocar um "Chupa Gorda" na animação Ele falou algo assim nos podcast dele  |
|  | | The Fool Passageiro do Den Liner

Mensagens: 603 Data de inscrição: 21/09/2010 Idade: 36 Localização: Carapicuiba - SP
 | Assunto: Re: A morte de J.R.Pereira (participe da nossa homenagem pg11) Qua 22 Fev - 0:24 | |
| Pessoas, subi mais algumas coisas que eu tinha aqui do Zé no meu 4shared, quem quiser, fique a vontade pra baixar.
Uma versão dos Elementais, em formato PDF.
Visual Novel Mil Nomes, feita pelo Slakavakor. |
|  | | The Fool Passageiro do Den Liner

Mensagens: 603 Data de inscrição: 21/09/2010 Idade: 36 Localização: Carapicuiba - SP
 | Assunto: Re: A morte de J.R.Pereira (participe da nossa homenagem pg11) Qua 22 Fev - 0:43 | |
| @ Saruman: Verdade. O Zé não conhecia direito os parangolés do RPG aqui no Brasil, mas se metia para fazer uma desfeita pro Catarro. Como ele mesmo comentou num podcast, ele era um iconoclasta, e o Catarro, querido ou não pelos outros era um ícone. Daí a insistência em ataca-lo. Isso só parou mais ou menos depois do processo. Agora...escrever sobre Mil Nomes? Eu peguei a idéia do Devakan e meti num fanfic, acho que se eu pensar um pouco mais dá pra colocar outras coisas mesmo nesse fanfic ou em outras obras que eu vá fazer. Já me ocorreu escrever coisas sobre algumas tosquices que leio pela net ou em gibis que acho ruins, mas escrever sobre algo que o Zé escreveu não... De repente...
|
|  | | Mohamed Imperador Sécular Gorgom

Mensagens: 1039 Data de inscrição: 19/09/2010 Idade: 37 Localização: Centro da Terra
 | Assunto: Re: A morte de J.R.Pereira (participe da nossa homenagem pg11) Qua 22 Fev - 11:17 | |
| Bk manjava de RPG sim. Troquei muita idéia com ele sobre isso. Sobretudo sobre técnicas de ciração de personagens.
Ele não conhecia regras de jogo. Talvez não soubesse diferenciar D&D de GURPS. Na verdade, de RPG, o que menos interessava a ele eram regras. Ou a mecânica do jogo em si.
Ele se interessava pelo universo fantástico e pela psicologia do jogo. Que são as coisas que atraem as pessoas em primeiro lugar. Ele estudou essas coisas pra criar o universo dele. Não que isso tivesse sido fundamental para escrever qualquer coisa.
Faz muito tempo que não leio Dragão Brasil. Bem que alguém podia pedir uma adaptação de Mil Nomes só pra ver a reação. |
|  | | leonelr Pescador Parrudo

| Assunto: Re: A morte de J.R.Pereira (participe da nossa homenagem pg11) Qua 22 Fev - 19:39 | |
| Oi, gostaria de saber se alguém tem o PDF que o JRP havia distribuido alguns anos atrás com uma série de contos dele, que muito tinham me agradado na época, e que inclua se não me engano aquele conto do matador de gatos e a pequena biografia ficticia dele trabalhando na prefeitura de sp. Tinha um outro também sobre um velho que encontrava uma nave que mais tarde ele reaproveitou no mil nome. Hoje pela manhã, enquanto praticava tai chi com minha personal trainer, a Ana Beatriz, em minha sala de yoga adornada pela foto do Zé devidamente vestido com a camiseta do mil nomes e com os dedos médios em riste, quando a musiquinha do supertramp acabou no gravador cassete dual deck vintage que minha personal usa para nosso treinamento, iniciou esta música do steely dan: http://www.youtube.com/watch?v=IVBAnxmXd_k e fui tomado por subita e profunda tristeza, seguida por vontade de ler essas obras do bk, bem como seus primeiros sucessos dos anos 90: alguém sabe se estão disponíveis em algum lugar as japan fury e as animax em que ele participou?
|
|  | | Crocodilo Sexto Power Ranger

| Assunto: Re: A morte de J.R.Pereira (participe da nossa homenagem pg11) Qua 22 Fev - 21:08 | |
| No que restou do site que ele fazia na época da webnode, tem uns contos perdidos por aí...
http://wayback.archive.org/web/20091115000000*/http://japanfury.com |
|  | | Dr-Peste Discipulo do Sr Miyagi

Mensagens: 81 Data de inscrição: 17/10/2010 Localização: Sampa-Peste
 | Assunto: Re: A morte de J.R.Pereira (participe da nossa homenagem pg11) Qua 22 Fev - 22:49 | |
| | Mephisto escreveu: | | BarryAllen escreveu: | caraio.....to abismado até agora! Inacreditável.....parece mentira... |
Num é....
tem uma semana que eu estou tentando juntar palavras pra dizer o que eu quero, mas nunca sai nada.... É dificil até acreditar... nem sei o que dizer... a morte dele pra mim doeu mais do que eu imaginava |
Mais um aqui que não digeriu a perda da Preta véia. Me é mais fácil acreditar na vida e morte de Bartolomeu Vaz do que aceitar o fato que não teremos mais as crônicas “internéticas” mais bobinhas/cultas, escrotas/sensíveis ,rabugentas/bem humoradas da figura mais singular ,contraditória, criativa e divertida que conheci na Web.
Foi praticamente uma década acompanhando o editor chefe da Zeroberto press e suas loucas aventuras . Confesso que segui este e o extinto tópico do mbb desde o início, sem conseguir articular uma reação.
A cada dia que acessava o tópico, minha esperança era a mesma de muitos: topar com um post do zé esculachando todo mundo : Xuxa como cês são otário, mano! Enganei os bobo na casca do ovo, seus trouxas !”
E mesmo já aceitando os fatos, batendo a cara no muro de tijolo da realidade, e percebendo que não haverá mais as prosas do Jota, rola a doideira de querer ver os comentários do Zé no próprio tópico sobre sua passagem . Eu sei... pura loucura, digna da mente fervilhante do pai do Mil nomes. Rola até uma inveja daqueles que conheceram o Jota ao vivo , em cores e 3D, como no lançamento do livro dele. Por razões diversas, acabei não indo...
Mas, por morar em sampa e sempre estar ligado nestes papos de cultura pop e hqs eu acreditava que, cedo ou tarde, cruzaria com o lendário Zé num futuro evento por aí...
 Esta semana,diversas vezes na minha imaginação eu vislumbrei a vinheta das câmeras voando e musiquinha do plantão da Globo, anunciando que toda está história da morte do JRP não passou de um lamentável engano...
Apesar do problemas de saúde e encheções dos mimi processuais dos desafetos, o Jota parecia estar entrando numa fase legal, talvez de amadurecimento(que seria uma fase longa , já que a Preta era teimosa pra caraiu). Mas infelizmente ele foi cedo demais...
Sem esquecer que deixou filhos ainda bem pequenos e esposa. Minhas sinceras condolências à família.
Que em algum plano astral, dimensional, espiritual ou qualquer coisa e tal, ele esteja ostentando seu milésimo primeiro nome, junto das criações que tanto amava.
Foi um privilégio discutir contigo sobre hq nacional, roteiros e criação de histórias... Obrigado, Zé ! |
|  | | CHIMPA Polegar Vermelho

| Assunto: Re: A morte de J.R.Pereira (participe da nossa homenagem pg11) Qua 22 Fev - 23:59 | |
| |
|  | | SuperSentai Saruman Discipulo do Sr Miyagi

Mensagens: 85 Data de inscrição: 06/03/2011 Idade: 24 Localização: Além do horizonte, sob o poente.
 | Assunto: Re: A morte de J.R.Pereira (participe da nossa homenagem pg11) Qui 23 Fev - 15:30 | |
| | Marcos Inoue escreveu: | Acho bacana que a memória do Zé vai sendo reunida aqui no fórum. Pelo menos da parte dos projetos dele, sei que vão continuar. A esposa dele, a Márcia está organizando todo o material referente a podcasts, textos e livros pra lançar um site em breve, pelo menos no tempo em que ela conseguir compilar tudo e superar a barra do momento.
Eu trabalhei com o Zé no character design de personagens pra versão animada do Mil Nomes e estava fazendo concepts para as ilustrações da Morganna. O Zé me deixou uma pancada de referências sobre como ele queria os personagens, alguns equipamentos e cenários desse livro.
É tanto material que vai dar pra fazer um universo sensacional.
Uma coisa que disse ao Zé, bem nos primeiros trabalhos dele, os elementais. Trabalhado com carinho, esse universo tem tudo pra ser o equivalente ao que o Monteiro Lobato fez com a Emília e ter a mesma importância na literatura infanto-juvenil. Pois agora Monteiro Lobato é um clássico, mas ninguém se lembra como foi transgressor na época. Agora o universo do Zé será póstumo. Paciência, ele deixou as bases para que seu trabalho continuasse.
A própria Marcia trabalhou com vários designs que ele ficou de comentar e agora fico à disposição da Marcia pra me coordenar nesse trabalho, afinal foi pra ela que o Zé explicou tudo a respeito desse livro antes de falecer.
|
Faça, Marcos! Eu tenho essa mesma opinião sobre os Elementais e Mil Nomes, quando li os pedaços que ele soltava. Elementais podia abrigar toda a sorte de personagens sem parecer esdrúxulo.
De fato, lembra muito Monteiro Lobato, mesmo - quando ele misturava mitologia greco-romana, tradição popular brasileira, e o que mais ele quisesse. Já os Elementais do Zé mistura anime, mangá, super heróis, Elfos...é um "Monteiro Lobato pop" para as gerações atuais.
Mil Nomes conseguia ir além. Enquanto Elementais era um mundo, Mil Nomes apresentava múltiplos universos. Do qual Elementais fazia parte, se não me engano. Eis uma coisa que eu sempre apreciei nos trabalhos dele.
Mas pra ser fantástico mesmo, tem que saber fazer.
Infelizmente, ao ler o Mil Nomes, comecei a achar que os universos que o Zé criava eram maiores do que ele próprio. Sua mente regurgitava ideias ótimas, que ele nem sempre articulava bem em seus livros.
Nesse sentido, Mil Nomes está muito menos para um romance do que para um manual que descreve um universo, o autor querendo ser didático demais com a sua criação. Irônico ver isso agora. Parece que JRP deixou o terreno preparado para que vocês, Marcos e Márcia, deem prosseguimento.
E aposto que se ele visse, ele ia dizer que ia ficar uma merda. |
|  | | Marcos Inoue Pescador Parrudo

| Assunto: Re: A morte de J.R.Pereira (participe da nossa homenagem pg11) Qui 23 Fev - 16:42 | |
| | Citação: | | Infelizmente, ao ler o Mil Nomes, comecei a achar que os universos que o Zé criava eram maiores do que ele próprio. Sua mente regurgitava ideias ótimas, que ele nem sempre articulava bem em seus livros. |
Realmente tinha coisas no Mil Nomes que o Zé podia deixar pra explicar depois. Por exemplo, só na trama da mãe do Hector, o Mil Nomes indo salvar a mãe já dava um livro. Ele podia deixar a apresentação do L´os e de todo o "aparato" dele, o "parafuso" etc num livro 2, a revelação de que o inimigo é L´os num livro 3. Ficou um livro muito denso de conceitos que chega até a encher o saco em alguns momentos, mas que distribuidos ficariam mais palatáveis pro leitor comum.
| Citação: | | E aposto que se ele visse, ele ia dizer que ia ficar uma merda. |
Isso tem toda a cara do Zé! E é nisso que a gente tem que pensar quando estiver fazendo o Mil Nomes e a Morgana. Nunca vai ser bom o bastante. |
|  | | | | A morte de J.R.Pereira (participe da nossa homenagem pg11) | |
|
| Página 7 de 13 | Ir à página : 1, 2, 3 ... 6, 7, 8 ... 11, 12, 13  |
| | Permissão deste fórum: | Você pode responder aos tópicos neste fórum
| |
| |
| |