Gibis, tokusatsus, cinema e cultura pop em geral

InícioInício  Blog  CalendárioCalendário  FAQFAQ  BuscarBuscar  MembrosMembros  GruposGrupos  Registrar-seRegistrar-se  Conectar-se  

Novo Tópico   Responder ao tópicoCompartilhe | 

A morte de J.R.Pereira (participe da nossa homenagem pg11)

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4, 5 ... 11, 12, 13  Seguinte
AutorMensagem
CHIMPA
Ex BBB

MensagemAssunto: Re: A morte de J.R.Pereira (participe da nossa homenagem pg11)   Sab 18 Fev - 16:44

Mephisto escreveu:
BarryAllen escreveu:
caraio.....to abismado até agora! Inacreditável.....parece mentira... Sad

Num é....

tem uma semana que eu estou tentando juntar palavras pra dizer o que eu quero, mas nunca sai nada.... É dificil até acreditar... nem sei o que dizer... a morte dele pra mim doeu mais do que eu imaginava

A mim também. É foda! Crying or Very sad
Ver perfil do usuário http://www.formspring.me/tipoc
The Fool
Membro do Esquadrão Relampago

MensagemAssunto: Re: A morte de J.R.Pereira (participe da nossa homenagem pg11)   Sab 18 Fev - 16:50

@ Chimpa: Nêgo, esse livro aí que o Bk começou a escrever acho que o nome era AnimePedia ou JapanPedia, ele comentou dele em alguns podcasts antigos.
Ele tava cataologando filmes, animes, tudo que foi lançado em VHS / Cinema / DVD aqui no Brasil.
Mas nunca saiu isso.
Lembro que ele tava colocando umas coisas num site, mas não sei que fim levou o site.
Ver perfil do usuário http://www.otolofala.blogspot.com
CHIMPA
Ex BBB

MensagemAssunto: Re: A morte de J.R.Pereira (participe da nossa homenagem pg11)   Sab 18 Fev - 22:15

The Fool escreveu:
@ Chimpa: Nêgo, esse livro aí que o Bk começou a escrever acho que o nome era AnimePedia ou JapanPedia, ele comentou dele em alguns podcasts antigos.
Ele tava cataologando filmes, animes, tudo que foi lançado em VHS / Cinema / DVD aqui no Brasil.
Mas nunca saiu isso.
Lembro que ele tava colocando umas coisas num site, mas não sei que fim levou o site.

É verdade, eu me lembro que ia sair um livro mesmo e depois ele desistiu. Sad
Ver perfil do usuário http://www.formspring.me/tipoc
The Fool

MensagemAssunto: Re: A morte de J.R.Pereira (participe da nossa homenagem pg11)   Sab 18 Fev - 23:34

@ Chimpa: Sim, sim. Mas um pouco das coisas que o Zé sabia ele passou pra Sandra Monte, quando ela fez o livro dela. Ela até creditou pro Zé lá as bagaças.

@ Tópico: Alguém ainda teria os textos dos blogs de comilanças do Bk?
Sei que ele fez um onde ele falava do Max Burger da Sadia e uma Salsicha lá, mas ele fechou o blog sei lá porque.
Alguém chegou a gravar isso?
MachineM
Convidado

MensagemAssunto: Re: A morte de J.R.Pereira (participe da nossa homenagem pg11)   Dom 19 Fev - 6:09

Morto o BK, a grande dúvida é se vai haver algum outro desbocado com culhão e que não tenha nada a perder neste mundo pra continuar o serviço dele. O BK tinha muitas limitações, mas tinha idéias ótimas, opiniões firmes e um modo muito particular e lúcido de ver o mercado editorial e de HQ's no país. Agora, com esse bundamolismo em nível mundial, com essa gente politicamente correta que se caga de medo até de pronunciar a palavra "pedofilia", com esse mercado cada vez mais agonizante e dominado por maurícios, incompetentes, nerds e outros seres na base da escala humana, que voz vai se levantar e continuar a gritar os equívocos que o matam?

Taí algo que eu gostaria de saber. Opiniões?
Quiof
Tia do Batemá

MensagemAssunto: Re: A morte de J.R.Pereira (participe da nossa homenagem pg11)   Dom 19 Fev - 15:49

Faz tempo que não entro aqui, muitos detratores ainda duvidam (ninguém duvidou do Bartolomeu Vaz), o Nikki Niixon ligou pra Harumi, parece que Fernando Aoki também entrou em contato com ela.
Ver perfil do usuário
The Fool

MensagemAssunto: Re: A morte de J.R.Pereira (participe da nossa homenagem pg11)   Dom 19 Fev - 16:56

Anonymous escreveu:
Morto o BK, a grande dúvida é se vai haver algum outro desbocado com culhão e que não tenha nada a perder neste mundo pra continuar o serviço dele. O BK tinha muitas limitações, mas tinha idéias ótimas, opiniões firmes e um modo muito particular e lúcido de ver o mercado editorial e de HQ's no país. Agora, com esse bundamolismo em nível mundial, com essa gente politicamente correta que se caga de medo até de pronunciar a palavra "pedofilia", com esse mercado cada vez mais agonizante e dominado por maurícios, incompetentes, nerds e outros seres na base da escala humana, que voz vai se levantar e continuar a gritar os equívocos que o matam?

Taí algo que eu gostaria de saber. Opiniões?

Acho que com a verve, o sangue nos olhos do Zé, não.
Entretanto tem um pessoal aqui e ali que critica, mas mesmo essas críticas são pontuais, não acontecem o tempo todo.
O ponto é que a crítica de forma geral, é inexistente.
Como o Zé disse numa ocasião, existe o divulgador e o apreciador. Não existe a figura do crítico.
E sem crítica Anônimo, a gente não vai longe nisso.
Precisamos de mais críticas! Sejam elas no nível do Bk ( palavrões + verdades ) ou não.

Quiof escreveu:
Faz tempo que não entro aqui, muitos detratores ainda duvidam (ninguém duvidou do Bartolomeu Vaz), o Nikki Niixon ligou pra Harumi, parece que Fernando Aoki também entrou em contato com ela.

Menina postou lá no Facebook tudo sobre a morte do Bk, Quiof, dá uma olhada no Clube dos Desenhistas de Mangá.

Quiof
Tia do Batemá

MensagemAssunto: Re: A morte de J.R.Pereira (participe da nossa homenagem pg11)   Dom 19 Fev - 20:21

Ver perfil do usuário
SuperSentai Saruman
Discipulo do Sr Miyagi

MensagemAssunto: Re: A morte de J.R.Pereira (participe da nossa homenagem pg11)   Seg 20 Fev - 1:34

Mas com tantos argumentos (Dizem até que o Orlando Tosetto, ex-amigo dele, foi atrás e confirmou a morte dele (formspring.me/otosetto) e os posts de uma menina no facebook, eu não tenho mais que desconfiar...

Triste morte. Irônica até.

Travei contato com ele em duas ocasiões: uma por e-mail, sobre os livros dele, e outra quando o vi lançando bobagens sobre RPG neste fórum (um assunto que ele claramente não dominava, mas arrogava ares de sabedor).

Nesses dois contatos que eu entendi a figura do BK: um sujeito inteligente - de uma inteligência antes pragmática - mas sobretudo uma figura ambígua e frequentemente contraditória por força das circunstâncias.

Uma contradição que era parte inerente dele, não que ele a usasse apenas para "ganhar" um debate, mas também que obstava os seus próprios projetos. Triste ler coisas como estas,tirada de seu formspring, agora:

JRPereira escreveu:

Eu estou com um refluxo gastrico nervoso que me dá uma tosse monstruosa. Estou tomando uns remédios aí pra tosse sossegar mas está muito difícil, porque tenho que, obviamente, controlar o refluxo.
Que é decorrente do meu estado de fúria diante dos acontecimentos lá do hospital.
Mas eu já sei qual será o formato da TVBK, já fiz os primeiros testes e tem aquela abertura lá que o cara fez pra mim.
Assim que eu melhorar, faço minha bagaça, respondendo àquele vídeo daqueles viadinhos que disseram que meu livro "Mundos Sem Sol" não existe.

Aí está uma resposta que poderia resumir o BK:

Falava de coisas as quais ele não entendia.

Tinha sonhos, projetos.

E era incompreendido.

Que ele encontre seu lugar em seu "Devakan", no qual, ele mesmo já mesmo disse, ele estaria junto de seus personagens.

Ver perfil do usuário
SuperSentai Saruman
Discipulo do Sr Miyagi

MensagemAssunto: Re: A morte de J.R.Pereira (participe da nossa homenagem pg11)   Seg 20 Fev - 1:42

Porque vocês não se propõem a escrever contos no Universo de Mil Nomes? As bases criativas foram lançadas no "livrinho", e é uma maneira da obra do BK (q fora do circuito da Internet é bem medíocre...) permanecer viva de algum modo.

Façam uma bela homenagem ao seu mestre e senhor, aproveitando conceitos que ele só tocou de leve no livro original. E depois façam um e-book, ou qualquer coisa assim.

Ver perfil do usuário
Crocodilo
Filho do Sol

MensagemAssunto: Re: A morte de J.R.Pereira (participe da nossa homenagem pg11)   Seg 20 Fev - 11:02

Caro SSS

Acho que isso só com a Dona Harumi.
Talvez ela até continue com o projeto da Morganna que ele já tava fazendo há um tempão...
Ver perfil do usuário
SuperSentai Saruman
Discipulo do Sr Miyagi

MensagemAssunto: Re: A morte de J.R.Pereira (participe da nossa homenagem pg11)   Seg 20 Fev - 12:34

Crocodilo escreveu:
Caro SSS

Acho que isso só com a Dona Harumi.
Talvez ela até continue com o projeto da Morganna que ele já tava fazendo há um tempão...

Eu acho que ela deve continuar.

Acho 1000nomes uma ideia excelente e mal executada, mas o que ele mostrava de "Elementais" e Morganna era ótimo.
Ver perfil do usuário
CpTrovão
Convidado

MensagemAssunto: Re: A morte de J.R.Pereira (participe da nossa homenagem pg11)   Seg 20 Fev - 15:12

Ainda que estejamos todos comovidos com os últimos acontecimentos, queria fazer uma pergunta bem simples: onde diabos a preta véia foi enterrada? Queria muito poder visitar o túmulo. Informações sobre isso (principalmente vindas de quem mora em São Paulo/capital) serão muito apreciadas. Além disso, é interessante notar a imensa mudez de todos quanto se digladiaram com o BK um dia. O tal de Catarro fez um siêncio tão sintomático em seu formspring que me vi obrigado a perguntar algo sobre o assunto pra ele. Estou esperando a resposta! O tal de Dandão só escreveu pra zurrar cretinices (conforme já postaram aqui links pros tweets)...
SuperSentai Saruman
Discipulo do Sr Miyagi

MensagemAssunto: Re: A morte de J.R.Pereira (participe da nossa homenagem pg11)   Seg 20 Fev - 17:55

Não se calaram não. Trevisan soltou essa no twitter, Catarro ratificou em RT:

"O dia hoje amanheceu estranho, mas com certeza muito menos escroto para quem faz quadrinhos no Brasil"
Ver perfil do usuário
SuperSentai Saruman
Discipulo do Sr Miyagi

MensagemAssunto: Re: A morte de J.R.Pereira (participe da nossa homenagem pg11)   Seg 20 Fev - 17:57

E ele está enterrado no cemitério do Rosário, em Embu. Segundo uma garota no Facebook.
Ver perfil do usuário
CpTrovao
Convidado

MensagemAssunto: Re: A morte de J.R.Pereira (participe da nossa homenagem pg11)   Ter 21 Fev - 6:59

Muito obrigado pelas dicas, Saruman.

É interessante ver como essa gente (estou chamando-os de "gente" com muito boa vontade) dos quadinhos se queima sozinha, sem perceber. Ao publicar uma frase como "O dia hoje amanheceu estranho, mas com certeza muito menos escroto para quem faz quadrinhos no Brasil", seu autor e qualquer outro que a tenha endossado (como é o caso do Escarro) passam o seguinte atestado: "sou um fracassado com 30 anos ou mais que se dedica a uma atividade já naturalmente inglória para minha própria e pífia satisfação pessoal, sem querer ao menos lucrar com isso e, assim, garantir um futuro menos bisonho". Não são em nada diferentes do Binet, personagem do terrível romance de Flaubert "Madame Bovary": um medíocre escroto cuja única habilidade era tornear (grandes merdas!!) e se achava absurdamente superior aos outros por isso.

Tenho 37 anos. Tenhos alguns gibis ainda na casa de minha mãe e, quando vou pra lá, ainda dou umas lidas... acho fantástica a história do Homem Aranha e do Puma, unidos num embate contra o Beyonder, história densa, profunda, com ótimo texto e um fundo psicológico bem interessante. Quando resolvo baixar o nível e dar uma olhada nos canais de comunicação que essa galera de HQ brasuca usa pra se comunicar com o mundo, vejo que a preta véia tinha razão, MUITA razão em achar os roteiros nacionais dignos de pena e sinto uma vergonha alheia da parcela de minha geração que ao invés de ganhar a vida com "coisas de criança" (é muito válido isso!), as usa pra viver eternamente na adolescência.

Você disse uma coisa, Saruman, cuja essência achei ótima: o BK era um cara com excelentes idéias (bem acima da média do povo que trabalha com HQ neste país maldito), mas que as executou muito mal. Poderia ter ficado um pouco mais no canto dele produzindo, refinando, melhorando e viabilizando seus negócios em lugar de perder tempo com Catarro e companhia ilimitada que, como podemos ver, se perdem por conta própria num círculo vicioso que os levará fatalmente a uma terceira idade ridícula; imagine essa cambada beirando os 60 e falando em 2d20, bardos, elfos, cosplay e o cacete a quatro, devendo no banco, morando com os pais decrépitos e batendo punheta pra Saori Kido...
Fábio Leite
Sexto Power Ranger

MensagemAssunto: Re: A morte de J.R.Pereira (participe da nossa homenagem pg11)   Ter 21 Fev - 10:03

CpTrovao escreveu:
Ao publicar uma frase como "O dia hoje amanheceu estranho, mas com certeza muito menos escroto para quem faz quadrinhos no Brasil", seu autor e qualquer outro que a tenha endossado (como é o caso do Escarro) passam o seguinte atestado: "sou um fracassado com 30 anos ou mais que se dedica a uma atividade já naturalmente inglória para minha própria e pífia satisfação pessoal, sem querer ao menos lucrar com isso e, assim, garantir um futuro menos bisonho".
Exato.

Ó, vai demorar umas 2 semanas pra eu escanear a porra toda que tenho, mas uma hora sai. Quem tiver mais, vai falando o que tem e linkando aqui, que esse tópico felizmente virou um agregador da VIDIA e ÓBRIA do Zé.

Dão um desconto que é carnaval e estou comendo umas pervas me divertindo um pouco.
Ver perfil do usuário http://www.formspring.me/milkoflove
Svarog
Imperador Sécular Gorgom

MensagemAssunto: Re: A morte de J.R.Pereira (participe da nossa homenagem pg11)   Ter 21 Fev - 21:12

A verdade é uma só: Bk fez o que podia e o que estava em seu alcance!!

Sendo autor independente, morando no Brasil, um pais sem cultura nenhuma e obviamente sem leitores. Ademais as ideias, algumas, do Bk estavão bem além do mercado restrito e retrogrado brasileiro. Ele fez certo em xingar, esbravejar, gritar, pular, sapatear, debochar enfim alguém tinha que começar a tentar limpar a casa, apontar os problemas, acabar com a velharia e iniciar algo novo.
Acompanhei sempre os blogs e podcasts do Bk e era incrivel acontecia uma coisa bacana com o cara, dando a impressao que iria viabilizar alguns de seus projetos e de repente a casa caia. Tudo ia por agua abaixo, seja por inveja, intrigas ou total descaso mesmo.
Sabemos como funciona o esquemao das editoras, editores e publicacoes no Brasil. Nao é facil!!! Muitos criticaram o Bk e seus livros, alguns ate desprezaram mesmo, mas fica a pergunta algum dos senhores publicou?? Caso sim, pagaram quanto para publicarem ou expor nas vitrines de livrarias famosas como Fnac, Saraiva, Cultura entre outras.
O Bk nao era um cara de posses, nao era rico, nao era um Jo Soares que contrata toda uma equipe para pesquisarem, escreverem, revisarem e depois colocam somente seu nome na capa do livro. Nao é facil continuar caminhando sem recursos (dinheiro), sem Q.I (QUEM INDICA), troca de favores (velho clientelismo) enfim até que o Bk fez muito pra quem nao tinha nada. Nada que eu me refiro são às "amizades interesseiras".
Acompanhei tantas e tantas frustracoes do Bk que era foda ler ou ouvir atraves de seus blogs e podcasts, me colocava em seu lugar e doia na pele saber que infelizmente em nosso pais alguns brilham e obtem sucesso sem o minimo de talento, inteligente e acima de tudo competencia.
Nunca deram uma oportunidade pro cara, nunca. Queriam que ele fizesse o que? Ficasse quieto? Claro que nao, imaginem vocês o quanto isso nao deveria doer, arder no peito do Bk querendo viabilizar suas obras sabendo do potencial das mesmas.
Já nos ultimos podcasts e textos do Bk percebia seu cansaço e total desapego mesmo de TUDO até mesmo de seus livros. Acredito eu, que o Bk já havia percebido lá no fundo que realmente as coisas nao iriam rolar. Nao nesse pais.
Ele deveria ter tentado algo lá fora, no estrangeiro, nao sei. Com ctz se o Bk nascesse em outro pais teria muito mais oportunidades e valorizacao.
De nada adiantara nossas condolencias, lembrancas e por parte de alguns o CINISMO. Nada irá mudar o passado. O importante é seguir adiante tentando arrumar a casa e recolher todo o lixo.
Mas brasileiro é assim, falso duas caras mesmo e já ando cansado disso tb. Penso realmente em deixar esse pais em breve.
Ver perfil do usuário
Svarog
Imperador Sécular Gorgom

MensagemAssunto: Re: A morte de J.R.Pereira (participe da nossa homenagem pg11)   Ter 21 Fev - 21:16

Perdao pelos zilhoes de erros de digitacao.
Teclado desconfigurado e completamente zoado.
Ver perfil do usuário
Marcos Inoue
Polegar Vermelho

MensagemAssunto: Re: A morte de J.R.Pereira (participe da nossa homenagem pg11)   Ter 21 Fev - 21:45

Acho bacana que a memória do Zé vai sendo reunida aqui no fórum. Pelo menos da parte dos projetos dele, sei que vão continuar. A esposa dele, a Márcia está organizando todo o material referente a podcasts, textos e livros pra lançar um site em breve, pelo menos no tempo em que ela conseguir compilar tudo e superar a barra do momento.

Eu trabalhei com o Zé no character design de personagens pra versão animada do Mil Nomes e estava fazendo concepts para as ilustrações da Morganna. O Zé me deixou uma pancada de referências sobre como ele queria os personagens, alguns equipamentos e cenários desse livro.

É tanto material que vai dar pra fazer um universo sensacional.

Uma coisa que disse ao Zé, bem nos primeiros trabalhos dele, os elementais. Trabalhado com carinho, esse universo tem tudo pra ser o equivalente ao que o Monteiro Lobato fez com a Emília e ter a mesma importância na literatura infanto-juvenil. Pois agora Monteiro Lobato é um clássico, mas ninguém se lembra como foi transgressor na época. Agora o universo do Zé será póstumo. Paciência, ele deixou as bases para que seu trabalho continuasse.

A própria Marcia trabalhou com vários designs que ele ficou de comentar e agora fico à disposição da Marcia pra me coordenar nesse trabalho, afinal foi pra ela que o Zé explicou tudo a respeito desse livro antes de falecer.

Ver perfil do usuário
Crocodilo
Filho do Sol

MensagemAssunto: Re: A morte de J.R.Pereira (participe da nossa homenagem pg11)   Ter 21 Fev - 23:23

Caro Marcos Inoue. você que manja nos designs, não se esqueça de colocar um "Chupa Gorda" na animação
Ele falou algo assim nos podcast dele Smile
Ver perfil do usuário
The Fool

MensagemAssunto: Re: A morte de J.R.Pereira (participe da nossa homenagem pg11)   Qua 22 Fev - 0:24

Pessoas, subi mais algumas coisas que eu tinha aqui do Zé no meu 4shared, quem quiser, fique a vontade pra baixar.

Uma versão dos Elementais, em formato PDF.

Visual Novel Mil Nomes, feita pelo Slakavakor.
The Fool

MensagemAssunto: Re: A morte de J.R.Pereira (participe da nossa homenagem pg11)   Qua 22 Fev - 0:43

@ Saruman: Verdade. O Zé não conhecia direito os parangolés do RPG aqui no Brasil, mas se metia para fazer uma desfeita pro Catarro. Como ele mesmo comentou num podcast, ele era um iconoclasta, e o Catarro, querido ou não pelos outros era um ícone.
Daí a insistência em ataca-lo. Isso só parou mais ou menos depois do processo.
Agora...escrever sobre Mil Nomes? Eu peguei a idéia do Devakan e meti num fanfic, acho que se eu pensar um pouco mais dá pra colocar outras coisas mesmo nesse fanfic ou em outras obras que eu vá fazer.
Já me ocorreu escrever coisas sobre algumas tosquices que leio pela net ou em gibis que acho ruins, mas escrever sobre algo que o Zé escreveu não...
De repente...
Mohamed
Imperador Sécular Gorgom

MensagemAssunto: Re: A morte de J.R.Pereira (participe da nossa homenagem pg11)   Qua 22 Fev - 11:17

Bk manjava de RPG sim.
Troquei muita idéia com ele sobre isso.
Sobretudo sobre técnicas de ciração de personagens.

Ele não conhecia regras de jogo. Talvez não soubesse diferenciar D&D de GURPS.
Na verdade, de RPG, o que menos interessava a ele eram regras. Ou a mecânica do jogo em si.

Ele se interessava pelo universo fantástico e pela psicologia do jogo.
Que são as coisas que atraem as pessoas em primeiro lugar.
Ele estudou essas coisas pra criar o universo dele.
Não que isso tivesse sido fundamental para escrever qualquer coisa.

Faz muito tempo que não leio Dragão Brasil.
Bem que alguém podia pedir uma adaptação de Mil Nomes só pra ver a reação.
Ver perfil do usuário http://www.formspring.me/Moh4med
leonelr
Discipulo do Sr Miyagi

MensagemAssunto: Re: A morte de J.R.Pereira (participe da nossa homenagem pg11)   Qua 22 Fev - 19:39

Oi, gostaria de saber se alguém tem o PDF que o JRP havia distribuido alguns anos atrás com uma série de contos dele, que muito tinham me agradado na época, e que inclua se não me engano aquele conto do matador de gatos e a pequena biografia ficticia dele trabalhando na prefeitura de sp. Tinha um outro também sobre um velho que encontrava uma nave que mais tarde ele reaproveitou no mil nome.
Hoje pela manhã, enquanto praticava tai chi com minha personal trainer, a Ana Beatriz, em minha sala de yoga adornada pela foto do Zé devidamente vestido com a camiseta do mil nomes e com os dedos médios em riste, quando a musiquinha do supertramp acabou no gravador cassete dual deck vintage que minha personal usa para nosso treinamento, iniciou esta música do steely dan: http://www.youtube.com/watch?v=IVBAnxmXd_k e fui tomado por subita e profunda tristeza, seguida por vontade de ler essas obras do bk, bem como seus primeiros sucessos dos anos 90: alguém sabe se estão disponíveis em algum lugar as japan fury e as animax em que ele participou?
Ver perfil do usuário http://www.formspring.me/baudejogos
Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: A morte de J.R.Pereira (participe da nossa homenagem pg11)   

A morte de J.R.Pereira (participe da nossa homenagem pg11)

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 4 de 13Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4, 5 ... 11, 12, 13  Seguinte

Permissão deste fórum:Você pode responder aos tópicos neste fórum
Clock Up :: Extras :: Butequis-
Novo Tópico   Responder ao tópico
Como criar um fórum | © phpBB | Fórum grátis de ajuda | Fale conosco | Assinalar uma queixa | Fórum grátis