Gibis, tokusatsus, cinema e cultura pop em geral
 
InícioInício  Blog  CalendárioCalendário  FAQFAQ  BuscarBuscar  MembrosMembros  GruposGrupos  Registrar-seRegistrar-se  Conectar-se  

Compartilhe | 
 

 PRÊMIO AQC!

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
Ir à página : Anterior  1, 2
AutorMensagem
B.K.
Passageiro do Den Liner
avatar

Mensagens : 631
Data de inscrição : 19/09/2010
Idade : 53
Localização : Entre os seios de sua mãe!

MensagemAssunto: Re: PRÊMIO AQC!   Qua 12 Jan - 16:28

São os caras que organizam o HQ Mix.

Eu fui ontem lá na livraria HQ Mix ver os artistas coreanos.
Só tinha eu de representante da classe dos "autores".

É foda, o governo deles paga despsas, passagens e tudo, pra eles virem aqui tentar fechar negócios com nossas editoras...
E os caras conseguem!

Falei com a Câmara Brasileira do Livro e eles têm algo semelhante junto da Feira de Frankfurt...

Mas tem que pagar o stand, acomodações, passagens, tudo.
Eles não ajudam em nada.

Ou seja, a CBL nada mais é que uma agência de viagens!

Mas o interessante é ver a merdaiada de sempre na HQ nacional: o cara lança um álbum, para, some e acabou o assunto.
Ninguém (e eu disse NINGUÉM) pensa em termos de HQ continuada, com vários álbuns, com várias aventuras.

É só um livro e acabou.

O mercado ficou reduzido a isso, fanzines de luxo.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário http://www.milmomes.com
Quiof
Tia do Batemá
avatar

Mensagens : 281
Data de inscrição : 20/09/2010

MensagemAssunto: Re: PRÊMIO AQC!   Sex 14 Jan - 22:45

o Baraldi disse que ele e o QI não deviam ganhar e eles ganharam de novo, engraçado que existem vários fanzines de mangá e nenhum é conhecido pelo Prêmio Angelo Agostini.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Milagros
Aluno do P.S. 118
avatar

Mensagens : 209
Data de inscrição : 19/09/2010
Localização : Não interessa

MensagemAssunto: Re: PRÊMIO AQC!   Sab 15 Jan - 19:49

Editora pirata de fanzine ganhando um premio que ninguem conheceu o homenageado
e mais um trofeu mofado pro Baraldão AMADORDÂO

Brazillllllllllllllll
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
B.K.
Passageiro do Den Liner
avatar

Mensagens : 631
Data de inscrição : 19/09/2010
Idade : 53
Localização : Entre os seios de sua mãe!

MensagemAssunto: Re: PRÊMIO AQC!   Sab 15 Jan - 23:34

O cara ganhar 3 vezes já é obsceno.
Ganhar 10 vezes é putaria da brava!
Porra, era questão dos organizadores do concurso tomarem vergonha na cara.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário http://www.milmomes.com
Clanker
Sobrinho do Tio Patinhas
avatar

Mensagens : 185
Data de inscrição : 23/09/2010

MensagemAssunto: Re: PRÊMIO AQC!   Qui 27 Jan - 19:57

B.K. escreveu:
O cara ganhar 3 vezes já é obsceno.
Ganhar 10 vezes é putaria da brava!
Porra, era questão dos organizadores do concurso tomarem vergonha na cara.

Cadê a vergonha?
Será que está no meu bolso?
Ah para o
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Clanker
Sobrinho do Tio Patinhas
avatar

Mensagens : 185
Data de inscrição : 23/09/2010

MensagemAssunto: Re: PRÊMIO AQC!   Qui 27 Jan - 20:02

Quiof escreveu:
o Baraldi disse que ele e o QI não deviam ganhar e eles ganharam de novo, engraçado que existem vários fanzines de mangá e nenhum é conhecido pelo Prêmio Angelo Agostini.

Sinto o cheiro de preconceito no ar... Porra
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Quiof
Tia do Batemá
avatar

Mensagens : 281
Data de inscrição : 20/09/2010

MensagemAssunto: Re: PRÊMIO AQC!   Sex 11 Fev - 8:37

Citação :
Como foi: 27º Prêmio Angelo Agostini
Podem falar o que quiserem do Prêmio Angelo Agostini, mas que a 27º edição, que rolou sábado passado, dia 5, foi ótima, isso foi!

Sabem o que é o Prêmio Agostini? Uma verdadeira INSTITUIÇÃO do Quadrinho nacional, e de longe, abominem alguns ou não, a mais DEMOCRÁTICA! Enquanto alguns fazem macumba pro prêmio ir pro brejo, os artistas e o povão que ama os quadrinhos brasileiros, compareceram em peso e lotaram o Instituto Cervantes, novo lar do Agostini.

E que lar!!! O Cervantes tem instalações excelentes, extremamente profissionais e aconchegantes, que acolheram muitíssimo bem a categoria dos quadrinhistas, dando inicio a uma nova fase na longa carreira do prêmio. Novamente há que se louvar e parabenizar o incansável Worney, que há 27 anos conduz o prêmio como um sacerdote devoto do Santo pioneiro dos Quadrinhos. Worney, diga-se de passagem, teve ótimos aliados que ajudaram muito para que tudo corresse bem e fosse um sucesso: Bira, Fernando dos Santos e Edson Pelicer (membros da Comissão organizadora), além de Will, Daniel Esteves e a loja Comix que também contribuíram muito.

Bem, a galera lotou o auditório para assistir a palestra dos artistas Marcelo Cassaro e Petra Leão, que são da equipe responsável pelo gibi da Mônica Jovem, do Maurício de Sousa, de longe um dos gibis mais bem sucedido dos últimos tempos. Palmas para o Tio Maurício, que mesmo aos 75 anos não para de criar e de se arriscar em projetos novos. Um verdadeiro professor de vida para todos nós!

Lá fora, no saguão de entrada, a loja Comix, o Quarto Mundo e outros profissionais, com suas mesinhas, vendiam seus gibis para L\'os e o mundo, enquanto muitos artistas e jornalistas batiam papo numa saudável confraternização. Numa mesa num canto estava o Danilo Beyruth autografando seu último livro, "Bando de Dois", que faturou um merecidíssimo Agostini este ano. Também tinha uma bonita exposição de vários artistas em homenagem ao "Pai de Todos" Agostini e uma HQ coletiva sendo produzida por todos os quadrinhistas que por lá estavam.


E não posso deixar de parabenizar a bonitona Cida Candido, responsável pela excelente assessoria de imprensa do evento!

Bueno, isto dito, vamos ao prêmio. Worney estava muito feliz com o evento lotado e o ótimo clima que reinava no local, e fez um divertido papo de introdução que esquentou a platéia. A seguir veio o Bira Dantas que falou sobre o intercâmbio com quadrinhistas coreanos que ele está promovendo no Brasil, aproveitando pra sortear uns posteres de alguns artistas coreanos. Por incrível que pareça desta vez ele não tocou sua famosa gaita pentelha! Será que roubaram a gaita dele?!? Aleluia!

Na sequência, como é outra praxe democrática de Worney, alguns quadrinhistas, como Paulo dos Anjos, Eloyr Pacheco, Claudio Martini (editora Zarabatana), Daniel Esteves, Gil Mendes, entre outros, venderam seu peixe e fizeram propaganda de suas publicações.

Aí, sim, começou a premiação de fato. Worney começou anunciando o contemplado como melhor desenhista, o baiano Hélcio Rogério, que faz a excelente arte dos álbuns do Lorde Kramus, personagem do roteirista Gil Mendes. Aliás foi o próprio Gil que recebeu o prêmio no lugar de Hélcio, já que o artista não pode vir da Bahia para a premiação.

Em seguida veio o prêmio de melhor roteirista e melhor publicação independente concedido para os também baianos, Marcos Franco e Marcelo Lima, pelo gibi "Lucas da Feira de Santana", que narra a história de um polêmico cangaceiro que apavorou o sertão da Bahia no século 19. Inclusive o gibi também é desenhado pelo Helcião que ganhou como melhor desenhista.

Os três baianos não puderam vir mas gentilmente mandaram um vídeo onde agradeceram emocionados pelo prêmio. Quem recebeu os prêmios por eles foram, respectivamente, José Salles e Paulo Ramos. Esta foi uma edição do Prêmio em que a Bahia realmente fez bonito e marcou presença, arrebatando o troféu em três categorias. Merecidíssimas, por sinal! Parabéns aos baianos, que além de ótimos profissionais, correram atrás do prejuízo e lutaram pra quebrar essa hegemonia paulista nos Prêmios de HQs, cujos resultados viciados e polêmicos, precisam mudar URGENTEMENTE!!!

Após, fui chamado, eleito melhor cartunista, para receber o 11º Prêmio Agostini da minha carreira. Imediatamente fiz um discurso enfático onde procurei deixar claro mais uma vez a necessidade de ambos os prêmios, Agostini e HQ Mix, criarem regras para impedirem as sucessivas repetições de um mesmo ganhador. Conclamei para que ambas as comissões organizadoras ouçam as reclamações da categoria e realizem mudanças concretas pautadas por elas. Já tinha dito aqui no Bigorna anteriormente (veja a matéria aqui), que eu e o Edgard Guimarães, não podemos mais concorrer ao Agostini, além da necessidade do prêmio criar novas categorias como "jornalista especializado" e "mídia sobre quadrinhos" (no mínimo mais essas duas), e tornei a dizê-lo em público. Acredito que entenderam a mensagem, pois fui bastante aplaudido. De quebra, ganhei o apelido de "Capitão Nascimento" do Quadrinho Nacional. Muito obrigado!

Foi então que surgiu Danilo Beyruth para receber o prêmio de melhor lançamento do ano, pelo "Bando de Dois". Livrão muito bonito que a crítica aplaudiu unanime e merece vender bastante.

Depois, o mineiro Edgard Guimarães recebeu seu 20º (?!?) prêmio pelo fanzine "QI", e o editor José Salles, da Júpiter II, recebeu o prêmio "Jayme Cortez", pela sua contribuição a HQ Nacional. Salles é figura polêmica dentro da cena da HQ Nacional, alguns o desprezam, mas quem tem o juízo bem regulado não pode negar sua importância para o quadrinho independente brasileiro. Quantas pessoas teriam a coragem e paixão que ele tem para investir uma pequena fortuna numa causa que, na imensa maioria das vezes, não lhe trouxe retorno financeiro algum?!? Independente de seus posicionamentos polêmicos, Salles é o Dom Quixote da HQ Nacional e merece todo o respeito e reconhecimento.

Por fim vieram os cinco mestres da HQ brasileira, Dag Lemos (com sua filha lindaaaaaaaaaa!!!), Eduardo Vetillo, E.C.Nickel, Elmano Silva e Novaes para receberem seus troféus de Mestres. Destaque para o colecionador de Quadrinhos da Era de Ouro (anos 30 aos 50) e grande entusiasta do quadrinho nacional Antônio Amaro, que entregou o prêmio para o mestre Dag Lemos. Emocionado, Amaro lembrou que possuía em sua super coleção muitos gibis desenhados por Dag. Um encontro muito bacana entre fã e artista! Lembrando a todos que sem os fãs, os artistas não seriam porcaria nenhuma, capiche?!? Bira Dantas entregou o prêmio a Eduardo Vetillo, que foi seu primeiro chefe e lhe ensinou muita coisa na profissão. Foi um bonito reencontro de aluno e professor. A seguir Eloyr Pacheco recebeu o prêmio por E.C.Nickel, que mora em Santa Catarina e não pode comprecer, o mesmo ocorreu com Elmano Silva, que não pôde ir de Pernambuco para o evento e, portanto, coube ao Jorge da loja Comix, representá-lo. Para finalizar, o grande Franco (uma das figuras mais importantes e fundamentais da HQ Nacional desde sempre) entregou o prêmio ao seu broder Novaes, grande cartunista/chargista brasileiro.Tudo num clima muito animado e de alto-astral!

E assim encerrou-se mais uma edição do mais antigo e tradicional prêmio de Quadrinhos do Brasil. O primeiro do ramo e o único que é decidido 100% pela vontade da categoria dos quadrinhistas desde seu início. E se depender do Worney, assim será até o fim!


http://www.bigorna.net/index.php?secao=artigos&id=1297088662
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Clanker
Sobrinho do Tio Patinhas
avatar

Mensagens : 185
Data de inscrição : 23/09/2010

MensagemAssunto: Re: PRÊMIO AQC!   Sex 11 Fev - 8:44

Xuxa merda, é sério isso?
O cara ganhou onze vezes o mesmo prêmio, seguidamente?

Ou, durante onze anos ele teve concorrentes medíocres ou tem maracutaia no ar.

Porque não é normal um camarada vencer onze vezes o mesmo concurso.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Quiof
Tia do Batemá
avatar

Mensagens : 281
Data de inscrição : 20/09/2010

MensagemAssunto: Re: PRÊMIO AQC!   Sex 11 Fev - 11:21

http://impulsohq.com/entrevistas/entrevista-worney-de-almeida-%e2%80%93-aqc/

http://impulsohq.com/noticias/palestra-com-marcelo-cassaro-e-petra-leao-como-foi/
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
B.K.
Passageiro do Den Liner
avatar

Mensagens : 631
Data de inscrição : 19/09/2010
Idade : 53
Localização : Entre os seios de sua mãe!

MensagemAssunto: Re: PRÊMIO AQC!   Sex 11 Mar - 10:25

Mas é bem coisa de brasileiro burguês: depois que os quadrinhos sairam das mãos do povão, providenciado graças às grandes corporações, ele foi tomado de assalto pela burguesia.

Que eu não tenho nada contra, porque acredito que seja necessário existir a HQ "cabeça"...

Só que não aceito é essa elitização como sendo a ÚNICA forma de HQ que devemos ter.
Não aceito essa empulhação com um passando melzinho nas costas do outro, com aplausos, alegria, lágrimas e concursos sem a menor transparência...

Enquanto não temos HQ pra ler.

"Ah, BK, mas temos HQ sim! Veja os álbuns de luxo!"
Esses álbuns não tem valor, a não ser pro autor e pra editora nanica. Não são quadrinhos para qualquer pessoa, além dos envolvidos e, portanto, não são lidos. Mas a crítica, altamente comprometida e comprada por tremendas assinaturas de gibis e relacionamentos "amigáveis" (até demais) com as editoras, aceita tudo, concorda com tudo.

"Ah, mas temos as HQs de super-heróis..."
Fala sério! Um segmento de HQ tão popular que não consegue sair do fanzine, é outra tralha que não merece ser levada em consideração.
Porque, de novo, é quadrinho do autor, para o autor, do autor. Não é HQ comercial de verdade.

"Ah, mas a Turma da Mônica vende bem..."
Criança e adolescente que gosta do Restart e Fiuk é quem lêem esse gibi. Foda-se, que seja, tem que ter essa HQ também. É um troço de qualidade tão ruim de mal feito, que não tem nada de mangá, mas é preciso conhecer as coisas e aprender.
Mas perceba que existe uma idolatria louca em cima do Maurício, enquanto se deixa de lado todos os demais segmentos de HQ.
Aventura, terror, ficção, nada disso importa porque a postura do autor nacional é muito simples:

Ele na frente, os amigos em seguida, o pessoal de sucesso (que ganha prêmios ou que é mais paparicado).

Eu não sou ingênuo de achar que voltaremos ao formatinho, às grandes tiragens, aos quadrinhos populares de outrora.

Só que esse modelo editorial de HQ de autor, mais a paparicação de associações de mimimi, eleições de bububu, tudo isso não passa de um carnaval ridículo, idiota e cujo sentido é favorecer os negócios de poucos autores.
Que, convenhamos, são praticamente os mesmos desde os anos 50!

Apesar do quadro aterrador e estagnado, eu sou otimista.
Pois o gibi impresso está com os dias contados.
Com o fim da HQ impressa e o encolhimento das editoras, o autor passa a ser responsável pela sua própria produção, distribuição e satisfação do leitor.

Porque o que pega é que uma HQ impressa é extremamente cara.
E um produto caro cai nas mãos de atravessadores que fazem o que querem com ele. Inclusive essa "corte" de amiguinhos em que o mel nas costas um do outro é comum, e a imposição de produtos se faz por meio de sistemas corruptos e desonestos de avaliação.

Uma vez que a HQ se torna barata, praticamente de graça, você afasta os ilustradores ególatras, os oportunistas, os parasitas, a politicagem e, principalmente, faz com que autores que VERDAEIRAMENTE querem contar uma boa história com as HQs.

Mas, cá entre nós, quando eu leio a entrevista desses caras, o meu nojo por eles só aumenta: HQs que ninguém lê, empregados exibicionistas, e nós aqui baixando scan pois não temos alternativas a essa empulhação toda.

Francamente!
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário http://www.milmomes.com
Quiof
Tia do Batemá
avatar

Mensagens : 281
Data de inscrição : 20/09/2010

MensagemAssunto: Re: PRÊMIO AQC!   Sex 11 Mar - 20:42

Olha o Clockup sendo citado pelo blog da AQC
http://aqcsp.blogspot.com/2011/02/como-foi-o-evento-coreanos-em-sampa.html
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Kamen Rider
Imperador Sécular Gorgom
avatar

Mensagens : 1528
Data de inscrição : 19/09/2010

MensagemAssunto: Re: PRÊMIO AQC!   Sex 11 Mar - 21:23

Nos somos a Folha de SP?

_________________
"Quando ouço falar da cultura brasileira, já saco meu rolo de papel higiênico"

Olavo de Carvalho.


Compre aqui sua camiseta de tokusatsu

http://www.vitrinepix.com.br/clockup
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário http://clock-up.forum-livre.com
Mohamed
Imperador Sécular Gorgom
avatar

Mensagens : 1077
Data de inscrição : 19/09/2010
Idade : 42
Localização : Centro da Terra

MensagemAssunto: Re: PRÊMIO AQC!   Sex 11 Mar - 21:25

Foi citado pela notícia da Folha, e creditaram a Folha.
São uns viados.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário http://www.formspring.me/Moh4med
B.K.
Passageiro do Den Liner
avatar

Mensagens : 631
Data de inscrição : 19/09/2010
Idade : 53
Localização : Entre os seios de sua mãe!

MensagemAssunto: Re: PRÊMIO AQC!   Sex 11 Mar - 22:28

Mas é foda, vem coreano aqui, os caras se deslumbram.
Eu vi o trabalho dos caras e não é tudo isso, não é pra tanto.

Ah, eu sei lá, tudo acabou.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário http://www.milmomes.com
B.K.
Passageiro do Den Liner
avatar

Mensagens : 631
Data de inscrição : 19/09/2010
Idade : 53
Localização : Entre os seios de sua mãe!

MensagemAssunto: Re: PRÊMIO AQC!   Qua 23 Mar - 11:52

Só um detalhe: votação ou eleição de qualquer tipo que não revela os votos de seus juizes, participantes e público em geral, não tem credibilidade.
É fajutagem, desonestidade e, naturalmente, abre margem para muita tramóia e trambique.

Mas você pode ver que o cara que ganha não tem caráter.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário http://www.milmomes.com
Conteúdo patrocinado




MensagemAssunto: Re: PRÊMIO AQC!   

Voltar ao Topo Ir em baixo
 

PRÊMIO AQC!

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 2 de 2Ir à página : Anterior  1, 2

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Clock Up :: Principal :: Chupa CQB-
Forumeiros.com | © phpBB | Fórum grátis de ajuda | Fale conosco | Assinalar uma queixa | Fórum grátis